quinta-feira, 7 de março de 2013

Relembre a trajetória do Chorão e do Charlie Brown Jr!

Foi no inicio de 1987 que Alexandre Magno, o Chorão, começou a trilhar seu caminho que desaguaria no cenário roqueiro brasileiro na década seguinte. Morando em Santos, litoral paulista, o jovem skatista substituiu, por acaso, um vocalista de uma banda em um bar local. Naquela apresentação, um convite pintou e logo depois Chorão conheceu Champignon, um adolescente baixista que o acompanharia pelos anos seguintes. O contato com os outros integrantes da banda, que ainda não se chamava Charlie Brown Jr, aconteceu naturalmente. Renato Pelado, nas baquetas, Marcão e Thiago Castanho passaram a completar o time.

Em 1992, a banda se apresentava pelos bares e pistas de skate de Santos e São Paulo e conseguiu gravar uma demo que chegou às mãos de Rick Bonadio, presidente da Virgin Records no Brasil e produtor dos Mamonas Assassinas na época. Bonadio se interessou pelo grupo, que já tinha o nome escolhido por Chorão, e um promissor contrato foi celebrado.

Desta demo surgiu o disco de estreia (imagem acima), 'Transpiração Contínua Prolongada', que reuniu os grandes hits da banda, como "O Coro Vai Comê!", "Proibida pra Mim (Grazon)", "Tudo que Ela Gosta de Escutar" e "Gimme o Anel". Este disco conseguiu bater a marca de 500 mil cópias vendidas.

Entre os anos de 1999 e 2006 a banda cresceu comercialmente, emplacou a faixa "Te Levar" na trilha de Malhação da Globo, e ocupou o 1º lugar pelas rádios do país. O segundo disco sedimentou a carreira do Charlie Brown Jr. e emplacou, entre outras, as músicas "Confisco", "Zóio de Lula", "Te Levar", "O Preço" e "Não Deixe o Mar te Engolir".

Algumas brigas começaram a surgir nas vésperas do terceiro álbum, "Nadando com os Tubarões" (imagem abaixo), de 2000, que teve dois grandes hits: "Rubão - O Dono do Mundo" e "Não é Sério" e participações especiais como a do rapper Sabotage e a cantora Negra Li.

Outras divergências surgiram e a formação original da banda não existia mais. Thiago Castanho deixou o grupo e o Charlie Brow Jr virou um quarteto. Em 2003 gravaram o Acústico MTV repleto de convidados e o disco foi um grande sucesso de vendas. Depois deste lançamento, muita tensão marcou os anos seguintes do grupo. Chorão foi parar nos jornais por ter agredido o músico Marcelo Camelo em um aeroporto e os três outros integrantes da banda comunicaram sua saída, deixando Chorão sozinho. Ele decidiu seguir em frente com nova formação e o retorno de Thiago Castanho.
Acústico MTV Charlie Brown Jr. (Completo)

O tempo passou e em 2011 Champignon e Marcão decidiram retornar ao grupo. Deste retorno foi produzido o último disco de estúdio da banda, o "Música Popular Caiçara" (imagem abaixo), lançado pelo selo Radar Records em comemoração aos 20 anos de grupo.


Discografia

Álbuns de estúdio
1997 - Transpiração Contínua Prolongada
1999 - Preço Curto... Prazo Longo
2000 - Nadando com os Tubarões
2001 - 100% Charlie Brown Jr. (Abalando a sua Fábrica)
2002 - Bocas Ordinárias
2004 - Tâmo Aí na Atividade
2005 - Imunidade Musical
2007 - Ritmo, Ritual e Responsa
2009 - Camisa 10 (Joga Bola até na Chuva)

Álbuns ao vivo

2003 - Acústico MTV
2012 - Música Popular Caiçara (Ao Vivo)

DVDs

2002 - Ao Vivo
2003 - Acústico MTV
2004 - Na Estrada
2005 - Skate Vibration
2008 - Ritmo, Ritual e Responsa
2012 - Música Popular Caiçara (Ao Vivo)

Prêmios
VMB

1998 - Banda Revelação: "Proibida pra Mim"
2001 - Escolha da Audiência: "Rubão, o Dono do Mundo"
2001 - Melhor Videoclipe de Rock: "Rubão, o Dono do Mundo"
2003 - Escolha da Audiência: "Papo Reto (Prazer É Sexo, o Resto É Negócio)"
2003 - Melhor Videoclipe de Rock: "Só por Uma Noite"

Grammy Latino

2005 - Melhor Álbum de Rock Brasileiro: "Tâmo aí na Atividade"
2010 - Melhor Álbum de Rock Brasileiro: "Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva".

Multishow

2007 - Melhor Canção: "Senhor do Tempo"
2008 - Melhor Videoclipe: "Pontes Indestrutíveis"

Ouça 'Meu Novo Mundo', inédita do Charlie Brown Jr.

Via: otempo
Aproveite e curta nossa fan page e receba atualizações "DI GRÁTIS" diariamente!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário